Multiplicador, seguidor, funcional ou independente? Esses são os quatro perfis do consumidor de vestuário identificados pela pesquisa realizada pelo lemi, por meio de seu Núcleo de Inteligência de Mercado. A pesquisa, que teve como foco a última compra, comparou o comportamento de compra desses consumidores e sua ocorrência na população, permitindo avaliar o interesse que essa categoria de produto, carregada de glamour e apelos emocionais, desperta nos brasileiros.
Será que você é um multiplicador? Os multipli¬cadores são os primeiros a comprar novidades, antes mesmo de se tornarem moda. Valorizam marcas, estilo e qualidade, e se dispõem a pagar mais por isso. Gostam de se diferenciar e estar sempre à frente dos outros consumidores, e fazem questão de propagar o que é novo e bom em seus grupos de convívio. Embora não sejam profissionais da área, monitoram vitrines e marcas, adoram freqüentar eventos de moda e antever tendências. Apesar de ocorrerem com maior freqüência nas classes A e B1, eles estão presentes em todas as faixas de poder de compra e em grupos jovens entre 15 e 24 anos. Os multiplicadores são também os que mais compram roupas para uso próprio e os que menos compram para os familiares.
Se você gosta muito de moda e de consumir roupas, mas não chega a ser um multiplicador, talvez você seja um seguidor. Esse grupo é formado por consumidores que adoram comprar produtos da coleção, embora prefiram o que já é moda. Valorizam mais o estilo do que a qualidade, buscam marcas que reflitam sua personalidade, mas aceitam trocá-las para ter o mesmo produto um pouco mais barato. Mesmo assim, não compram em promoções, gostam de moda, são antenados e acompanham o assunto na mídia. Os seguidores apresentam uma porcentagem bastante equilibrada entre homens e mulheres, representam 39% da população brasileira e se concentram nas classes B2 e C, com idade entre 24 e 35 anos.
Os consumidores que se preocupam mais em estar bem-vestidos do que na moda são considerados funcionais. Eles são práticos, procuram o equilíbrio entre preço e qualidade e preferem fazer suas compras em épocas de liquidação, quando os preços já estão mais acessíveis. Os funcionais, apesar de estarem sempre bem-vestidos, não têm influência entre as pessoas de seu convívio. Representam 50% da população e são mais freqüentes nas classes B2 e C, com idade entre 25 e 34 anos.
Os independentes da moda representam 8% da população e não se importam com marcas de roupa ou tendências de moda, buscam apenas conforto e praticidade pelo melhor preço. São mais freqüentes nas classes B2 e C, em geral homens maduros acima de 35 anos, e chegam a gastar quase quatro vezes me que um multiplicador. Os independentes podem suas compras em qualquer fase de vida dos produtos, uma vez que sua decisão não depende das nos do mercado.
O perfil com o qual a maioria de seus clientes identifica é muito importante para avaliar qual a capacidade de renovação que sua marca apresenta ao seu mercado. Se os compradores de seu produto multiplicadores e seguidores, há uma grande chance de sua marca ser valorizada, desejada e percebida inovadora. Se atender principalmente a consumidores funcionais, ou independentes, muito provavelmente ela está a caminho de se tornar uma marca superada, envelhecida, e que dependerá cada vez mais de preços baixos para girar no ponto de venda. Essa é uma situação à qual poucos conseguiram sobreviver. Quem são os consumidores da sua marca?
Fonte: Revista Costura Perfeita