O Polo de Moda do Amazonas em parceria com o Sebrae/ AM vai criar uma Central de Negócios para os associados do projeto terem maior poder de negociação e participação no mercado de confecções, trata-se de uma estratégia de inserção e fortalecimento no mercado de confecções cada vez mais dominado pelas grandes empresas e tendências de outras regiões do País. Hoje (26) a partir das 18 horas, ocorre uma segunda reunião para a implantação da Central de Negócios, que levará no máximo até oito meses para a consolidação.
A Central de Negócios vai reunir inicialmente 10 pequenos negócios que aderiram ao método e deve atuar de forma coletiva a fim de padronizar a produção e a qualidade dos produtos confeccionados pelas empresas associadas ao Polo de Moda do Amazonas e também nas compras de matéria-prima, treinamento, busca de crédito, acesso à inovação e ações coletivas de mercado. A Central de Negócios está sendo implantada com assessoria do programa Central de Negócios do Sebrae.
Para o presidente do Polo de Moda do Amazonas Engels Lomas Medeiros, a estratégia é mais um ganho para os associados do Polo de Moda. “Além dos cursos e capacitações que já desenvolvemos com os parceiros, a criação desta Central vai fortalecer o empreendedorismo e preparar os micro e pequenos empresários para a competitividade do mercado”, disse.
Um dos benefícios da metodologia “Central de Negócios” é a negociação coletiva entre as empresas participantes junto a fornecedores para compra de mercadorias, com benefício de melhores preços e prazos de pagamento, além de atuarem coletivamente em outras áreas como para atender às exigências dos consumidores locais. “Sem dúvida, o maior benefício é a questão de poder comprar, vender e o marketing coletivo”, explicou o consultor do Sebrae no Amazonas, Leonel Alves Feitoza Neto, responsável técnico pela implantação da Central do Polo de Moda do Amazonas.