segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Cursos voltados para moda e criatividade movimentam Polo de Moda

Exposição de croquis dos alunos do Curso de Desenho de Moda

           O Polo de Moda do Amazonas encerrou quatro turmas das capacitações programadas para este ano de 2011. Somente em agosto foram capacitados 38 alunos durante o curso de Desenho de Moda que teve como objetivo desenvolver a habilidade de desenho para croquis de moda. Ao final do curso de 80 horas, cada aluno expôs dois croquis com seus modelos finais.

"Me inspirei nos personagens de
Alice no País das Maravilhas para desenhar"
           A finalista do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas, Kaline Queiroz, 24, se inscreveu no curso de Desenho de Moda realizado no Polo de Moda do Amazonas entre os dias 4 a 29 de julho. “Eu cursava uma disciplina que se chamava fashion design, mas não sabia desenhar, fiquei sabendo do curso pelo facebook. Em comparação com meu primeiro desenho não tem comparação, melhorou bastante”, disse a acadêmica. O curso ministrado pela designer Emone Peccini direcionou os alunos ao processo de criação de desenho para moda.

       Criado em 2009 em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e  Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas e Chapéus, Material de Segurança e Proteção do Estado do Amazonas (Sindconf), o Polo de Moda tem como um dos focos capacitar as micro e pequenas empresas associadas, prestar consultoria para o fortalecimento a partir de ações coletivas para provimento de emprego e renda.

     “O Polo de moda é como se fosse um cluster, pensamos e planejamos para atender as demandas das empresas de forma coletiva, cada uma dentro de um segmento e todas com dificuldades parecidas”, explicou o presidente do Polo de Moda do Amazonas, Engels Medeiros.


Workshop de Inspiração

Lucimari Paixão durante o lançamento do Diário de Inspirações
          Pelo segundo ano consecutivo o Cetiqt/ Senai – RJ em parceria com o Sebrae/AM e Polo de Moda do Amazonas realizaram a caravana do Diário de Inspirações Verão 2012, sucesso de público na capital amazonense, o lançamento ocorreu no dia 2 de agosto no hotel Da Vinci com o Workshop de Inspirações, nos dias 3, 4 e 5 foi realizada a Oficina de Criativação na sede do Polo de Moda do Amazonas. O Diário de Inspirações traz tendências, comportamentos, embasamentos em análise de valores a partir de macro tendências e prospecção de cenários futuros voltados à atitudes, linhas de pensamentos e personagens fictícios.


Alunos aplicando a criatividade durante Oficina

       
           Este ano os temas do diário são a Euforia, o Encanto e a Esperança. "A interpretação do Diário leva à quebra de bloqueios que levam ao desenvolvimento de produtos, voltamos a ser crianças transformando abstrações em algo concreto", disse a instrutora do Laboratório de criativação, Lucimari Paixão.

Colagem sobre moleskine
  "Textura, cores e cortes provocam diferentes sensações nas pessoas. Inovar é entender os desejos dos clientes e trabalhar em cima disso, proporcionando a melhor roupa possível para aquela demanda”, afirma Lucimari.

         Durante os três dias de laboratório, os alunos desenvolveram dentro de moleskines, colagens, desenhos e texturas a partir dos temas apresentados que resultaram num produto final, com o desenvolvimento de croquis por meio de colagem que representaram looks para uma coleção e um tema.